OAB/SP – Mulheres no Direito Imobiliário  – 13/02/2020

Coordenadora e Mediadora do Painel de LOTEAMENTOS, no Evento “Mulheres no Direito Imobiliário”, promovido pela OAB/SPZildete Medeiros,  ao lado de mulheres,  advogadas e brilhantes, que contaram um pouco de suas histórias de sucesso em suas carreiras e partiram para o debate dos relevantes para o mercado imobiliário: “Contrato de Parceria”, “Condomínio  de Lotes” e “Direito Ambiental”.

O Evento promoveu o protagonismo das mulheres que atuam com Direito Imobiliário que, além da discussão técnica altamente qualificada, provocaram a reflexão sobre os desafios enfrentados por mulheres profissionais do direito.

Se sabe que mulheres representam metade do 1,2 milhão de advogados do Brasil, porém os cargos de liderança em carreiras do direito público e privado é minoritário, quando comparado com o masculino, conforme dados da revista pesquisa da Fapesp (revistapesquisa.fapesp.br). Unanimemente, as advogadas palestrantes reforçaram que é visível a diminuição da participação da mulher quando a carreira progride, pois se veem quase que solitárias em reuniões e eventos de alta direção, dada a massiva presença masculina.

Para o debate o jurídico, o  Painel de LOTEAMENTO foi iniciado com  o “Contrato de Parceria” , destacando-se que que há 50 anos atrás o contrato era firmado em uma única folha de papel e  hoje o contrato conta com mais de quarenta laudas para abraçar as especificidades do negócio e suas variadas vertentes.

O tema Condomínio de Lote foi apresentado com cronologia até chegar à Lei 13.465/17 e foi discutida como está sendo recepcionado pelo Registro de Imóveis, Prefeitura Municipal e por nossos Tribunais. Dada a relevância do tema, o Direito Ambiental foi abordado de forma ampla e provocativa.

OAB/SP - Mulheres no Direito Imobiliário