“Gratidão a todos nossos clientes e parceiros e à equipe DM advogados que nos enche de orgulho. Este ano foi especial pois “gabaritamos” em todos os rankings da Análise Editorial, incluindo Análise Regional (divulgada em maio deste ano) e Análise Mulher (divulgada em março, no mês da mulher). “
A 19ª edição destaca 1.150 escritórios e 2.814 advogados nos rankings nacionais e apresenta, pela primeira vez, os escritórios Mais Admirados da América Latina e Miami
LIGIA DONATELLI
A primeira novidade da edição 2025 do ANÁLISE ADVOCACIA é uma lista internacional de escritórios Mais Admirados. Quase 200 executivos jurídicos e financeiros das maiores empresas do Brasil, que respondem pelas operações na América Latina, indicaram os escritórios que Mais Admiram em 10 países da região e em Miami.
A iniciativa amplia o escopo do ANÁLISE ADVOCACIA, o que permite que as empresas reconheçam e valorizem escritórios de outras partes da região, fortalecendo a conexão e a colaboração no mercado jurídico latino-americano.
O ranking dos Mais Admirados na América Latina faz com que empresas brasileiras identifiquem facilmente potenciais parceiros estratégicos para operações internacionais, promovendo maior integração jurídica em um ambiente cada vez mais globalizado. Além de chamar atenção na América Latina para o próprio mercado brasileiro. O novo ranking pode ser consultado no menu à esquerda desta tela. Veja como buscar os escritórios e advogados Mais Admirados do ANÁLISE ADVOCACIA 2025 aqui.
Mais tecnológicos
A advocacia brasileira está levando a transformação tecnológica a sério, e isso ninguém discute. O que ainda é objeto de especulação é em relação ao grau de digitalização dos escritórios de advocacia empresarial do Brasil. A terceira pesquisa apresentada no ANÁLISE ADVOCACIA foi realizada com os escritórios Mais Admirados e contribui para que essa e outras questões, como por exemplo as bancas se organizam, sejam mais bem iluminadas.
O levantamento revela que nove em cada dez bancas afirmam ter aumentado seus investimentos em tecnologia no último ano. Ou seja, não só investem na digitalização da operação, como também estão investindo mais.
Quase metade dos escritórios afirma utilizar ferramentas de inteligência artificial para automatizar processos e melhorar a precisão nas análises. Seis em cada dez bancas declaram possuir um comitê de tecnologia e inovação permanente. Nessas bancas, o advogado tende a se dedicar às questões mais complexas e estratégicas. Esses e vários outros dados podem ser consultados na editoria Notícias.
Mais especializados
As listas e os rankings desta edição foram construídos com base em 1.112 entrevistas, realizadas com executivos jurídicos e financeiros de empresas cujo faturamento líquido supera R$ 600 milhões por ano. No total, foram indicados 1.987 escritórios e 5.872 advogados que receberam pelo menos um voto, em primeiro, segundo ou terceiro lugar. Destes, 1.150 escritórios e 2.814 advogados figuram entre os Mais Admirados da edição de 2025. Para saber mais sobre os critérios utilizados, consulte a seção Metodologia.
Uma forma de entender o dinamismo da advocacia empresarial no Brasil é pensar que, mesmo após 19 anos de pesquisa, a cada edição surge um número significativo de escritórios que nunca haviam sido mencionados. Nesta edição, 99 bancas aparecem pela primeira vez nos rankings. Quase metade dos novos nomes é de São Paulo, sendo cinco do interior do estado e o restante da capital. Minas Gerais e Paraná vêm em seguida em número de estreantes. O levantamento também identificou 181 bancas mencionadas pela primeira vez na votação dos executivos. Além disso, 68 firmas passaram por significativas reestruturações, como fusões, cisões e mudanças na composição de sócios.
Um exemplo é o IW Melcheds Advogados, que implementou duas mudanças estratégicas em cinco meses. Nesse período, encerrou uma sociedade anterior e se uniu a novos sócios para fortalecer sua presença no mercado. E a movimentação é constante. Após a conclusão da pesquisa, em setembro, oito advogados migraram para novos escritórios. As mudanças estão sinalizadas na edição impressa. Na plataforma analise.com é possível verificar para quais novas bancas esses profissionais se transferiram.
A publicação identifica, ainda, uma movimentação que diz respeito ao tipo de atendimento dos escritórios. As bancas que oferecem um leque amplo de atendimento são classificadas, na publicação, como full service. As que concentram sua prática em até cinco especialidades são classificadas de especializadas. Há sete anos consecutivos, com o voto dos executivos, os escritórios da categoria especializada formam o maior grupo entre os Mais Admirados. Nesta edição, eles representam 48% do total reconhecido. A tendência à especialização se confirma na pesquisa realizada diretamente com os escritórios. Mais da metade dos 21 escritórios que solicitaram mudança na categoria de atendimento optou por migrar de abrangente para especializado.
Comentários